quarta-feira, 29 de maio de 2013

O café da frente

Quem me conhece sabe que sou fã de café. Qualquer pretexto é bom para tomar um "cafézinho", desde o "ai, que dormi tão mal" até ao simples "apetece-me um café". Mas, melhor do que tomar um café é o "ir ao Café" em si. O ideal é ir acompanhada e bem. Sou pessoa de falar, de rir, de ouvir e sozinha não é tão fácil, se bem que sou pessoa de falar sozinha e rir de mim mesma sem problemas. 

Há uns tempos que, eu e o moço, porque passámos a ter algum tempo livre, costumamos ir ao Café em frente, depois do almoço. O café é bom e, sem darmos por isso, vamos lá praticamente todos os dias. É ver-nos apontar à porta e já a senhora começa a tirar dois cafés. A primeira vez que o fez sem se dirigir à nossa mesa para anotar o pedido, chegou à nossa beira ainda a medo, dizendo "é isto, não é?" ao qual respondemos "é isso mesmo, já adivinha e tudo." E quando o ambiente é acolhedor não é preciso muito para se adivinhar o pedido dos clientes. Não é que o Café seja pequeno mas, reconhecem-se muitas caras. É um Café habitual, onde os reformados se juntam, onde as colegas de trabalho vão na pausa do trabalho, onde o casal se encontra para um café a meio do dia, onde se discutem as últimas do Gasparzinho, onde se volta e quer voltar. E, é deste tipo de ambiente que se gosta quando no meio da cidade se sente casa, se sente um pouco do pequenino da aldeia.

Que se encontrem mais "cafés da frente" em todas as paragens, "cafés" onde as pessoas sem se conhecerem conhecem-se. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Também adoro café. E Todos os dias vou ao "meu café" onde já nem é necessário pedir a bica, mas ela aparece sempre na mesa à minha frente e onde todos sem se conhecerem, se conhecem. ;)


bjs

agatxigibaba disse...

São este tipo de pormenores que nos fazem sentir em casa mesmo quando estamos a morar num sítio há pouco tempo. As pessoas fazem, de facto, a diferença! *

Joana disse...

Eu também aproveito qualquer pretexto para ir ao café ou combinar um café :)